A gameterapia é uma estratégia que vem sendo utilizada para aliviar sintomas dolorosos e diminuir o consumo exagerado de medicamentos. Sua técnica envolve recursos de realidade virtual e atraem profissionais de diversas áreas.
O que antes era visto como diversão, hoje em dia, tem possibilitado tratar pacientes com pouca adesão a farmacoterapia ou a sessões de fisioterapia, pois as consideram entediantes e não vislumbram resultados clínicos imediatos.
Sendo assim, estratégias que modifiquem esse padrão, motivem os pacientes e aumentem as chances de recuperação são sempre bem-vindas.
Os benefícios clínicos e econômicos são percebidos em pouco tempo, além da melhoria da qualidade de vida do paciente. Isso porque os recursos tecnológicos, aliados ao conhecimento científico, tornaram possível adaptar a diversão para o cuidado ao paciente.
Além disso, os estudos estão ampliando as indicações clínicas da gameterapia e a reabilitação está entre as mais procuradas. O retorno às atividades cotidianas é algo almejado por todos os pacientes com lesões ou doenças articulares.